Existe uma tradição mundial que em todo dia 29 a gente deve comer nhoque! Você sabe o motivo? Ou seria apenas uma desculpa deliciosa?
SAIBA A HISTÓRIA DO NHOQUE DO DIA 29
Conta a lenda que São Pantaleão, em um certo dia 29 de dezembro, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu a porta de uma casa e pediu comida. A família era grande e tinha pouca comida, mesmo assim, eles não se importaram em dividir o seu nhoque com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e dessa forma, depois se foi. Entretanto, quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é dia do nhoque da fortuna ou da sorte, acompanhado do famoso ritual de colocar dinheiro embaixo do prato.
SIMPATIA PARA GARANTIR FARTURA
Coloque uma nota de qualquer valor embaixo do prato com nhoque. Em seguida fique de pé e concentre-se para iniciar o ritual. No prato, separe sete nhoques e coma um a um. O mais importante é que para cada nhoque, você tem que fazer um pedido diferente. O dinheiro colocado sob o prato deve ficar guardado até o próximo dia 29, para garantir a fartura. Animou?? rsrs Eu sempre soube sobre o dia 29, mas nunca soube o motivo, e sempre gostei de nhoque. Por que não hoje preparar um bem gostoso e se divertir com essa história?
NHOQUE DE RABADA
Hoje vou dar a receita que fez enorme sucesso na última FEIRINHA APROXIMA .
Hoje vou dar a receita que fez enorme sucesso na última FEIRINHA APROXIMA .
PEDRO FRADE fez esse prato delicioso no evento, e é claro que eu pedi a receita para ele, né, gente? Eu fiz em casa e vou compartilhar mais essa delícia por aqui com vocês. As receitas ficam todas sempre na categoria RECEBER COM CHARME do site. É só você clicar em cima dela que as delícias vão abrindo em ordem de postagens. Assim fica fácil consultar sempre que necessário!
NHOQUE DE BAROA COM RAGU DE RABADA – 5 pessoas
INGREDIENTES : 500g de batata baroa ; 80 a 100g de farinha de trigo; 1 gema de ovo; 50g de parmesão ralado; noz moscado; sal e pimenta-do-reino;
PREPARO DO NHOQUE : enrole as batatas com papel alumínio e leve para assar a 200 graus por 1 hora, ou até ficar completamente mole. Esprema ou amasse as batatas ainda quentes. Em um recipiente, adicione o purê de batata, a farinha e os demais ingredientes. Misture tudo apenas o suficiente para a massa ficar homogênea. Assim que pronto, faça rolinhos com a massa e por último, corte os nhoques no formato que desejar.
PARA FACILITAR A VIDA
DICA PRÁTICA : Aqui em casa eu cozinho quase todos os dias e há muitos anos. Procuro, então, ser bastante prática para que eu não desanime de continuar cozinhando. O processo acima é maravilhoso, mas eu tenho optado por comprar massas caseiras divinas na BONOMI ( clique no azul para saber mais ), e isso tem agilizado o processo todo pela metade do tempo.
É necessário encomendar por telefone ( 3261- 3460 ) . Comprei nesse mês 1 kg de nhoque de baroa por 60,00 e serve 5 pessoas ( É a quantidade ideal para o ragu abaixo ) , Cozinhe os nhoques aos poucos em água quente ( não fervendo ) até o nhoque boiar, e retire imediatamente. Coloque-oslado a lado e regue com azeite para que não grudem. Não coloque uns sobre os outros.
RAGU DE RABADA
INGREDIENTES DO RAGU : 1,5 kg de rabada, 1 cebola fatiada, 2 cenouras fatiadas, 1 cabeça de alho cortada ao meio, tomilho e louro, 4 colheres de sopa de extrato de tomate, 1 litro de vinho tinto seco, sal e pimenta-do-reino, azeite.
PREPARO : Em uma frigideira bem quente, adicione óleo e sele a rabada até ficar bem dourada.
Adicione a rabada em uma panela de pressão, junte toda a guarnição aromática, o extrato de tomate , o vinho tinto e complete com água até cobrir. Cozinhe por 1 hora sob pressão. Assim que estiver pronto, retire da panela, deixe esfriar, coe e reserve o caldo do cozimento. Retire o excesso de gordura, e desosse a rabada com as mãos.
Resfrie o caldo e retire a camada de gordura que se forma em cima. Coloque o caldo no fogo para reduzir até atingir consistência de molho.
Em uma panela, adicione a rabada desfiada, tempere com sal e pimenta-do-reino e junte um pouco do molho. Bata a mistura de cebola e cenoura no liquidificador com água e adicione ao molho para engrossá-lo se preferir maois grosso. Finalize em frigideira, adicionando o ragu de rabada, o nhoque cozido e cozinhe até que o molho entranhe na massa, Sirva com brotos de agrião e queijo parmesão ralado na hora.
siga @patdiasjoias no instagram