A saia midi está com tudo! Antes havia um preconceito em relação a ela, mas agora é item fashionista em qualquer closet. Você usa?
A grande maioria das mulheres tem medo de usar a saia midi, e não sem razão, por vários motivos: dependendo da peça pode mesmo deixar o quadril mais largo, achatar a silhueta, encurtar as pernas e deixar o look com um ar muito senhoril. Tuuudo o que a gente não quer!!! Não é mesmo?!
Mas como a gente vê por aí, cada vez mais e mais mulheres usando as suas saias midis em produções lindíssimas, então, como fazer para vestir a peça e arrasar também?
AFINAL : O Que É Uma Saia Midi?
Primeiro, o que é uma saia midi? A saia midi é aquela em que o comprimento começa logo abaixo do joelho e vai até mais ou menos o fim da panturrilha. O termo ‘midi’ vem do inglês “midi skirt” e significa “meio”, ou seja, é toda saia, ou mesmo vestido, em que o comprimento fica em qualquer altura da nossa batatinha da perna.
Muitas mulheres acham que qualquer saia rodada é midi, mas isso não é verdade. Se a saia for rodada, mas tiver o comprimento acima do joelho, ela é, na verdade, apenas uma saia godê.
Mas uma saia pode ser godê e midi, lápis e midi, assimétrica e midi, plissada e midi, desde que o comprimento da barra bata em qualquer altura da panturrilha. Ou seja, o termo ‘midi’ se refere ao comprimento da saia e não a modelagem da peça.
Devido ao comprimento, muitas saias midi podem “cortar” o corpo bem na altura das pernas, achatando a silhueta. A seguir veja dicas de como minimizar esse efeito.
Dicas De Como Usar A Saia Midi:
-
Dica #1: Quanto À Altura Da Saia Midi
Essa é a principal dica. A altura da barra tem muito a ver com o resultado final do seu look. É uma questão de proporção. Esse simples detalhe pode fazer toda a diferença.
Se você tem menos de 1,65 m de altura, e quer aparecer mais alta, faça a barra da sua saia terminando logo abaixo dos joelhos, bem na marca da dobra das pernas. Qualquer comprimento acima não será mais considerado midi e abaixo irá cortar a sua silhueta bem no meio das pernas, dando uma impressão de que você é ainda mais baixinha.
Já se você tem 1,65 m ou mais, e não se incomoda em parecer um pouco mais baixa, dá para usar a saia com o comprimento batendo 5 a 7 cm abaixo dos seus joelhos.
Ou seja, quanto mais perna ficar a mostra, mais alongada você parecerá, o inverso também é verdadeiro.
Mas essa dica não é uma sentença. Se você não tem nenhum preocupação com relação a sua altura, pode e deve usar a saia midi no comprimento que mais gostar. Analise de frente para o espelho. Pode até prender a barra com um alfinete em várias alturas para ver com qual comprimento você se sente mais bonita.
Se você for baixinha e quer usar a saia no meio da panturrilha, mas tem receio de parecer achatada, tente adotar as outras dicas, que eu apresento abaixo, para alongar mais sua silhueta.
-
Dica #2: Marque Sempre A Cintura
Procure usar sua saia midi com modelos de top mais sequinhos, deixando a cintura em evidência. Isso evita que a peça confira um volume inexistente ao seu corpo, deixando-o mais alongado. Você pode usar um cinto para marcar ainda mais a cintura. Essa dica também ajuda a deixar o corpo com uma melhor proporção.
-
Dica #3: Looks Monocromáticos
Montar looks monocromáticos com a saia midi é uma sugestão especial para as mais baixinhas, pois contrabalança o corte brusco da silhueta bem no meio da perna. Como as peças de cima e de baixo têm a mesma cor, isso dá uma ideia de uma silhueta mais longilínea. Os vestidos midi são ainda mais perfeitos pelo mesmo motivo.
-
Dica #4: Use E Abuse Dos Decotes
Como a saia midi esconde bastante a pele, decotes, principalmente os modelos em “v” e canoa são sempre uma boa opção, para deixarem a produção mais leve. O top cropped (curtinho) também é uma excelente opção.
-
Dica #5: Aposte No Saltão
Outra dica preciosa para as mais baixinhas é usar sapato com salto, que deixa a silhueta mais alongada.
Mas se a sua intenção for dar a impressão de ser ainda mais longilínea, use saltos sem tiras nos tornozelos (como os scarpins e peep toes), e de preferência na cor nude (cor da sua pele), pois o tom não contrasta com a pele, aumentando ainda mais a ilusão de óptica de mais altura.
As sandálias altas com tiras bem fininhas nos tornozelos também compõem muito bem com todos os modelos de saia midi, mas já não alongam tanto quanto os scarpins e peep toes.
É possível usar saia midi com sapatilhas, mas o ideal é que a mulher não seja muito baixinha. E se for, procure manter a altura da saia logo abaixo dos joelhos. Ou faça uso das outras dicas alongadoras.
Sapatilhas da cor nude alongam um pouco mais do que as de tom contrastante. Um top sequinho e/ou cropped, ajuda a deixar o corpo mais esguio. Um top com decote também é indicado, pois dá mais leveza para a produção.
Mas saia no meio da panturrilha, eu acho que sempre fica melhor com salto, principalmente se a mulher for mais cheinha.
Se for usar com botas, escolha uma no mesmo tom da saia para alongar.
Looks Com Saia Midi Para Inspiração:
MINHAS ESCOLHAS PARA USAR SAIA MIDI
O detalhe em resina do cinto “conversa” com a resina do brinco JOIAS PD.
ALL BLACK COM DETALHES BRANCOS E UMA PITADA DE ROSA
Uma faixa no cabelo, um brinco legal e uma bolsa rosa. Como sempre digo: o acessório faz TODA a diferença!
Veja AQUI mais maneiras bacanérrimas de usar a saia midi. Aposto que você vai se identificar e escolher o seu jeito!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS