Toda viagem pelo norte da Argentina começa em Salta. O aeroporto fica lá, nessa cidade que tem 500 mil habitantes e muita história para contar.
Salta fica localizada no noroeste da Argentina, a 1.500 quilômetros de Buenos Aires. Não só tem uma localização estratégica, aos pés da Cordilheira dos Andes a 1.187 metros acima do mar, como também fica bem pertinho da fronteira com Chile e Bolívia. Em resumo, é uma cidade colonial espanhola, com população de características andinas – muitos bolivianos e povos indígenas povoam a região. Aliás , a herança do período espanhol está presente na arquitetura, com belas igrejas, pracinhas e imponentes casarões que marcaram o período colonial.
Lembram que eu dividi o norte da Argentina em fatias? Conforme venho mostrando, comecei por Buenos Aires – porém PALERMO – depois fiz os vinhedos de CAFAYATE . Afinal , agora seria a vez de SALTA por 2 dias, antes de partir para o deserto.
ONDE FICAR EM SALTA
Os 2 sites onde pesquisei sobre essa viagem ( FLÁVIO GEO e TERESA PEREZ ) , sugeriram opções diferentes, sendo uma na cidade e a outra a 15 minutos. O HOUSE OF JASMINES é um hotel relais-château do Robert Durvall, ator do Poderoso Chefão. Essa estância super charmosa, é certamente um dos destinos mais românticos e luxuosos de toda Argentina, com direito a restaurante e spa de sonho. Eu já havia lido sobre ele na VOGUE USA há anos atrás e havia me encantado com as fotos dessa propriedade rural. Se você clicar no azul, vai ver que a Vogue dez/17 indicou essa viagem como um dos “top places to visit in 2018”.
“In the northwest, Salta is emerging as an adventure-travel and oenophile haven. It’s an area so far off the beaten path that Argentines themselves seldom visit. Flush with serene desert landscapes and perfect for summer road trips, experiences include high-altitude llama trekking to salt flats with Say Hueque, horse riding at historical fincas like House of Jasmines, hikes to the country’s newly-discovered rock art galleries with Autentica Salta, and luxe stays at properties like Grace Cafayate, which is known for producing the country’s famed Torrontes, a high altitude white wine varietal that’s incredibly refreshing.”
—Michaela Trimble, contributor, Vogue.com
HOUSE OF JASMINES
Em resumo, foi por tudo isso, que eu escolhi ficar por lá, mesmo sendo fora do centro e não me arrependi. São apenas 14 quartos instalados nessas casinhas centenárias decoradas no mais puro estilo inglês.
O hotel é membro da rede THE LEADING HOTELS OF THE WORLD . A organização representa mais de 450 dos melhores hotéis, resorts e spas do mundo, localizados em mais de 80 países. É uma das maiores marcas internacionais de hotelaria de luxo e dessa forma ela têm a obrigação de manter a reputação dos altos padrões de qualidade e excelência através de uma rigorosa e anônima inspeção anual.
Por isso, todo o cuidado é com você – o hóspede – e a sua experiência lá. Decoração primorosa, atendimento perfeito, silêncio e conforto.
Afinal, esse é um lugar de repouso e bem estar! Andar de bicicleta, fazer caminhada e frequentar o spa são atividades sugeridas para você aproveitar bem a sua experiência.
Come-se muito bem no restaurante do hotel – comida regional e vinhos ótimos! Vámos o por-do-sol da varanda-lounge e jantamos as 2 noites por lá mesmo. Não deixe de provar as mais famosas empanadas de toda Argentina: as empanadas salteñas, menores e mais suculentas.
Final de inverno, tempo bom para cashmere. Se for colorida, ainda melhor!
Aliás, acho que um sweater de cor anima a mala! Sai fora do “all black” com elegância e alegria!
O QUE VER E FAZER EM SALTA
Confesso que me decepcionei um pouco. Mesmo já sabendo que é uma cidade grande ( 500 mil habitantes ), eu esperava um centro histórico extremamente bem caracterizado. Acho que eu, na verdade, esperava uma Cartagena, St Augustine ( USA ), o bairro hispânico de Tampa.. uma coisa assim.. Os monumentos são belos, mas a cidade não tem o charme que eu esperava.
Duas belas igrejas merecem destaque no centro histórico. Uma é a Catedral Basílica de Salta, com suas paredes rosa, santuários e mausoléus onde estão enterrados de heróis das guerras da independência. A outra é a destacada Igreja de São Francisco, uma igreja vermelha de estilo neoclássico do final do século XIX. A cidade foi fundada em 1582 por eles exatamente para fazer uma escala da rota entre Lima e Buenos Aires. As construções estão todas na área da PLAZA 9 DE JULHO , sede dos poderes político e espiritual da cidade. Arcos, pisos de azulejos de argila , tetos altos e paredes de estuque traduzem o estilo de arquitetura colonial espanhola presente nos prédios.
Um bom conjunto de joias em ônix é de grande valia, pois pode ser usado com muita versatilidade! A saia de pied poule também foi bastante repetida! Lembra da mala enxuta? Trocar de hotéis de 2 em 2 dias??? Pois é…
A cidade ainda abriga o MAAM, Museu de Arqueologia da Alta Montanha, que mostra a vida desta Argentina andina. A atração principal é o conjunto de 3 múmias dos “Niños del Llullaillaco”, achadas no vulcão . São múmias de crianças sacrificadas num ritual religioso pelos povos andinos, do período dos incas, anterior â chegada dos espanhóis.
A NOITE EM SALTA
A noite acontece nos arredores da praça e na Calle Balcarce, onde ficam as peñas. Essas são as casas de música ao vivo andina onde os locais dançam e se divertem. Ah! Prove a famosa Cerveja Salta! É de lá!
Após esses 2 dias em Salta, seguimos para o deserto, rumo a TILCARA. Amanhã conto sobre esse destino.
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS