Santa Teresa já estava nos meus planos há algum tempo, mas tinha que ser “encaixado” em um programa e hora certos! Dessa vez deu e eu amei ficar por lá!
UM BOM MOTIVO PARA FICAR EM SANTA TERESA
Certamente o motivo da nossa ida ao Rio dessa vez foi ver 3 quadros da nossa coleção na exposição que abriu dia 28 no Paço Imperial. Os curadores Wilson Lázaro e Efrain Almeida visitaram coleções particulares e dessa forma selecionaram 59 quadros de LORENZATO para a mostra PINTURA COMO EXERCÍCIO DE LIBERDADE.
O Paço Imperial foi construído no centro do Rio em 1743 a fim de que os governadores do RJ nele morassem. Foi sede também dos governos do Reinado e do Império . Eventualmente passou a ser a casa do Rei Dom João VI e dos imperadores do Brasil. É o mais importante edifício civil colonial brasileiro não só pela sua importância histórica e estética, como também por ser tombado pelo Patrimônio . Vinculado ao Ministério da Cultura, oferece exposições incríveis durante todo ano com entrada franca e dessa forma, uma exposição no Paço é sempre de extrema importância.
ONDE FICAR EM SANTA TERESA
Para quem tem compromissos no centro do Rio ou vontade de conhecer melhor essa área, ficar em SANTA TERESA pode ser uma opção interessante de hospedagem pela proximidade. Clicando no azul , certamente você vai ver que o bairro oferece várias opções de charme. Eu optei ficar no icônico HOTEL SANTA TERESA , um 5* da bandeira SOFITEL M GALLERY. São hotéis-boutique dedicados a quem gosta de arte, áreas históricas, refúgios discretos ou uma espetacular paisagem natural.
Os 44 quartos ficam instalados em um casarão de 1850 que foi sede da então fazenda de café dos Guimarães. A decoração também tem essa cara rústico-chique criando ambientes elegantes e bem aconchegantes.
As áreas externas têm essa linda vista para a cidade e um por-do-sol deslumbrante da piscina e da jacuzzi.
A NOITE NO HOTEL SANTA TERESA
O BAR DOS DESCASADOS é um luxo de decor e astral. Todo vermelho, tem iluminação incrível e boa música também. Pode ser um programa de noite inteira ou um pré antes do jantar.
Jantei as 2 noites no TÉRÈZE, o excelente restaurante do hotel que está, inclusive, se candidatando ao guia Michellin. Usei a mesma jaqueta, mesma clutch e sandália, pois viajei com mala de bordo e tive que ser prática.
O restaurante é um charme! Lindamente decorado e ainda com essa vista para a cidade. Peça uma mesa na janela e deixe a vida passar. Os pratos são perfeitos: vai por mim!
De manhã, o mesmo TÉRÈZE abre para o café da manhã. Buffet aberto e mais alguns pratos a la carte. Tudo muito elegante e refinado; prataria e serviço impecáveis.
DE TÊNIS EM SANTA TEREZA
É a melhor maneira de circular por lá não só pelas ladeiras, como também pelo calçamento irregular. Usei o mesmo tênis e a mesma bolsa ( nada grifado, por precaução ) e além disso usei essas mesmas joias todos os dias.
ALMOÇO TRADICIONAL EM SANTA TERESA
Então, como já chegamos às 13:30 , deixamos as malas no hotel e já seguimos a pé mesmo até o LARGO DOS GUIMARÃES onde fica a maior parte dos restaurantes. Os mais famosos são certamente os mais tradicionais. Escolha entre PORTELA, BAR DO MINEIRO, SIMPLESMENTE, ESPÍRITO SANTO, CAFÉ DO ALTO, ADEGA DO PIMENTA E BAR DO GOMES. Optamos pelo tradicional Portela e certamente pelo seu carro-chefe – a feijoada.
E a segurança? Veja o que diz o VIAJE NA VIAGEM e eu concordo com tudo!
Nada do que sai no noticiário é mentira. Mas tem também o que não sai no noticiário.
O que não dá manchete no jornal: a qualquer hora do dia você encontra mais gente caminhando, consumindo e se divertindo nas ruas da Zona Sul e centro do que em qualquer bairro de qualquer cidade do Brasil. Os estrangeiros estão por toda parte. Na praia, nas atrações turísticas, no supermercado, felizes da vida, de verdade! Tome apenas exatamente os cuidados que você tomaria há 10 anos, e aproveite o Rio dez vezes mais do que há 10 anos.
Aliás vocês que me acompanham, sabem que vou com frequência ao Rio e faço tudo andando, como sempre mostro AQUI . Depois do almoço, voltamos a pé ao hotel, pois queríamos aproveitar spa, jacuzzi e por-do-sol. Aliás, deixei a turistagem pelo bairro toda para o dia seguinte.
O QUE FAZER EM SANTA TEREZA
Essas foram as joias que usei para bater perna pelo bairro. Look básico e conforto sempre!
Saímos a pé do hotel em direção ao Largo Guimarães e continuamos descendo até o Largo do Curvelo rumo à LAPA. Lojinhas autorais pelo caminho, restaurantes e botecos cheios de personalidade e uma cara de Lisboa misturada com Ouro Preto, Tiradentes e aquelas cidadezinhas pequenas da Europa.
A descida leva até o PARQUE DAS RUÍNAS, local onde morou Laurinda Lobo na Belle Epoque carioca.
Essa é a vista dos fundos da casa, aliás, são vários mirantes pelo trajeto. Logo ao lado, visita-se ainda a CHÁCARA DO CÉU, casa da família Castro Maya que também fez história no Rio.
Descemos ainda até a ESCADARIA SELARÓN , um local lotado de turistas que ficam andando , fazendo fotos e perambulando pela área.
É uma caminhada totalmente descompromissada, conforme vocês estão vendo, um ponto distante do outro coisa de 15 minutos. De Santa Tereza até a Lapa é só descida, o que facilita tudo. Continuamos descendo e chegamos ao AQUEDUTO DA LAPA, essa obra ícone do Rio dos meados de 1600.
Embaixo, não só os botecos populares enfileirados servem a típica comida carioca/brasileira, como também ficam lotados. Entretanto, preferimos um lugar mais tranquilo, com uma vista linda e então subimos tudo de volta de taxi até o APRAZÍVEL .
CAIPI COM VISTA – Tem melhor no fim de tarde?
UM RIO DE JANEIRO DIFERENTE
Em resumo posso dizer que amei a minha experiência, embora eu não estivesse mesmo a fim de praia dessa vez, já que estou indo na semana que vem. A vontade era mesmo dar essa chance ao bairro e certamente a mim mesma! Eu queria vivê-lo da maneira intensa ( e lenta! ) que adoro. Explorar lugares com os 5 sentidos bem aguçados toma tempo e não combina com ansiedade.
Eu penso que o mundo é enorme e que não vai dar tempo mesmo de ver tudo e dessa forma, resolvi sempre fazer “o que dá para fazer em slow motion”. O hotel certamente fez grande diferença, não só pelo conforto e excelência de serviço, como também pela proximidade do Centro ( Paço Imperial ) e do aeroporto ( 9 minutos ).
Eu tinha que estar antes do almoço de sábado já em BH, entretanto essas pequenas escolhas fizeram grande diferença. Além disso, viajamos com mala de bordo para evitar chegar 1 hora antes e estando tão perto do aeroporto, ganhamos mais tempo ainda.
MALA DE BORDO PARA 2 DIAS
MESMA CALÇA – MESMA SAIA – MESMA JAQUETA – UM TÊNIS PARA O DIA – UMA SANDÁLIA PARA A NOITE
Apenas 2 produtos para pele: o GEL DETOX de limpeza e a VITAMINA C , ambos da ANNA PEGOVA . Além disso, protetor solar e pouca maquiagem. Viajando livre, leve e solta e sem complicação, apenas com vontade de aproveitar cada oportunidade ao máximo.
E por que não?
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS