São Miguel dos Milagres fica na ROTA ECOLÓGICA , 100 km ao norte de Maceió, em Alagoas. São 40 kms de praias lindas e desertas, protegidas da curiosidade alheia por fazendas de coco e por acesso precário.
Depois que fiz essa enquete no stories do @PATDIAS_PD , pude constatar que vocês adoram saber sobre esses lugares bacanas e nem tão conhecidos ainda. Já sei de 2 casais que estão já com planos de fícar na Pousada do Toque! Legal, né?
A POUSADA DO TOQUE foi a pioneira da região , ou seja, foi a partir dela que as outras seguiram esse roteiro charmoso de hospedagem com estilo à beira-mar. Como as opções de pousadas são variadas – veja AQUI , mas lembre-se definitivamente de ficar na melhor que você puder pagar, pois você vai precisar e usufruir muito dela.
Não é um lugar de passeios variados, nem de muita opção à noite. É um lugar de relaxamento e contemplação. Escolha então a sua PRAIA e a sua pousada do coração e seja muito feliz aqui.
O QUE VER E FAZER EM MILAGRES
A principal atração é visitar as PISCINAS NATURAIS . São 130 km de barreira de corais, a 2a. maior do mundo, só perdendo em extensão para a Austrália. Quem fica na POUSADA DO TOQUE, sai de jangada dali mesmo e as piscinas ficam exatamente em frente. São apenas 7 minutos, acreditam?
Você já viu o post da pousada? Veja AQUI .
PROJETO PEIXE-BOI
O principal programa turístico da região de Milagres é o PROJETO PEIXE-BOI , que introduz o turismo de observação dos peixes-bois-marinhos em seu ambiente natural. As pousadas agendam visitas para seus hóspedes e sã apenas 72 turistas por dia, levados por condutores autorizados. Meu agendamento era para as 10 hs. Saí depois do café da pousada em direção a Tatuamunha. Você pode ver, pelas fotos do trajeto, como o entorno é simples e muito rústico mesmo…
Tatuamunha fica a 10 minutos da Pousada do Toque – Milagres. Algumas construções antigas são do tempo dos holandeses no Brasil.
Em síntese, é nesse vilarejo que fica a Associação do Peixe-boi, local onde encontramos nossa guia, a bióloga Flávia. Dali até o manguezal são mais 5 minutinhos. A jangada nos pega na beira do Rio Tatuamunha e parte em direção ao local onde eles são cuidados.
Não há motores nos barcos por vários motivos: para não fazer barulho incomodando os animais do mangue; para não machucá-los e para manter o emprego das pessoas da comunidade. Em cada jangada são 2 barqueiros. No projeto todo, trabalham 45 pessoas.
Nesses espaços, alguns animais são mantidos presos para serem tratados, ou enquanto estão em período de reintegração na natureza. Depois eles são soltos, mas alguns escolheram continuar morando ali mesmo no estuário do Rio Tatuamunha.
CURIOSIDADES SOBRE O PEIXE-BOI
Não é fácil vê-los, pois eu disse antes, eles ficam soltos. O peixe-boi pode pesar até 600 kgs, medir até 4,5m e viver até 60 anos. Vive em águas quentes do litoral de Alagoas até Paraíba e está ameaçado de extinção. É herbívoro e come até 10% do seu peso por dia. São chipados no projeto e monitorados. Alguns não voltam mais. Outros moram ali. Outros voltam de vez em quando, inclusive para se reproduzir.
É um projeto bem-organizado e de sucesso. No final da visita, você pode nadar no rio. Por esse motivo, recomenda-se ir de biquini/calção por baixo.
O ARTESANATO DA REGIÃO
Emseguida, no caminho de volta, parei na vila de Tatuamunha para ver um pouco do artesanato de Alagoas. São famílias inteiras que vivem disso e não há uma repetição de trabalhos. Dessa forma, enquanto uns trabalham a palha, outros a madeira, outros rechilieu, outros o filé.
O filé é executado sobre uma superfície de fios tramados com agulha de madeira e é uma tradição em Alagoas passada de geração em geração. São mais de 1500 artesãos filezeiros catalogados no estado.
Eu comprei esses jogos americanos e adoro quando vocês interagem, pois a informação é multiplicada para todos vocês.
Você sabe lavar esses jogos? Aprenda aqui! ( Obrigadaaaaa pelo carinho de sempre! )
MAIS SOBRE A ARTE DE ALAGOAS
Desde que visitei a MODERNOS ETERNOS guiada pelo Orlando Lemos – veja AQUI – me encantei pela arte popular que ele está divulgando e ensinando a todos com tanto empenho em BH.
Esses artistas são todos da ILHA DO FERRO , um lugarejo no sertão de Alagoas que se destaca pelo grande número de pessoas envolvidas com a arte popular. De antemão, na Pousada do Toque, eis que marido se depara com vários desses trabalhos por todo lado. São animais e criaturas feitos a partir das madeiras encontradas na natureza da região. Tudo muito intuitivo, forte e emocionante!
No meu quarto, estavam expostos os famosos bonecos e os pássaros de ABERALDO .
E não é que eu trouxe para mim? Portanto, já estão aqui em casa no meio das coisas todas que a gente ama. Aliás, gosto muito dessa mistura de vertentes da arte e da decoração dando personalidade às nossas casas. Tem coisa mais contemporânea e de personalidade do que imprimir as marcas de tudo o que você ama onde você vive ?
De antemão, sugiro que você visite a GALERIA ORLANDO LEMOS e aprenda com ele. Afinal, temos fortes raízes culturais que não podemos negar nem rejeitar. Nesse sentido, se você conhece um pouco mais e valoriza, sua casa ganha com isso!
Deixe o Brasil entrar na sua casa! Deixe a arte entrar na sua vida!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS