Essa é a segunda exposição do projeto ECOMATERIOTECA no Mumo – Museu da Moda – em BH. Aliás, ambos são projetos pioneiros no Brasil.
Assim como o MUMO é o primeiro museu público de moda no Brasil, a ECOMATERIOTECA é a primeira materioteca de tecidos sustentáveis do país.
A ECOMATERIOTECA
Essa é Gabriela Marcondes Schott, a cabeça mentora do projeto ECOMATERIOTECA – assim sendo, já falei dela AQUI . Aliás, ela hoje, divide com Denise Frade a direção do negócio . A ideia é catalogar todos os tecidos sustentáveis disponíveis no mercado para uso comercial.
Esse acervo vai ficar, a partir de agora, disponível no museu a fim de que possa ser usado para consulta pública. Isso não só aumenta potencialmente a disseminação dessa ideia, como também viabiliza seu uso em larga escala.
A SEGUNDA EXPOSIÇÃO ECOMATERIOTECA
Assim sendo, dessa vez 11 designers foram convidados a criar produtos para o consumidor final usando os tecidos da ECOMATERIOTECA.
Com o propósito de manter uma coleção, eu criei um segundo colar dentro da mesma proposta anterior, usando uma rosa de antiquário. A partir do momento em que ela virou uma joia, dei a ela um novo significado.
A saber, usei o tecido biodegradável feito com fio Amni Soul Eco da Rhodia e fiz as orquídeas à mão com acabamento em pérolas.
Além disso, dei o acabamento com fogo manualmente, de forma que o tecido não desfiasse e a joia mantivesse o aspecto exclusivo do feito a mão.
Dessa forma, usando as técnicas clássicas da joalheria, eu trouxe o reciclado a um novo patamar. Um produto novo, com linguagem contemporânea foi criado a partir de algo já usado antes conforme o conceito ECOMATERIOTECA. Veja o processo criativo do 1o. colar AQUI .
O colar foi exposto pela primeira vez no Minastrend 2018, no stand da Ecomateriteca.
Cliente querida;cliente feliz – Fátima Manzo –
O TRABALHO DOS OUTROS DESIGNERS NO MUMO
Os produtos expostos mostram como é possível criar ( e usar! ) peças feitas a partir da sustentabilidade. São luminárias, roupas, acessórios, óculos, joias, obras de arte e dessa forma, essa exposição aproxima o conceito do consumidor final.
Já são quase 1000 visitas espontâneas na exposição em apenas 20 dias. Esse é um número significativo, não só pelo número em si, como também por não ter sido feito nenhum trabalho consistnte de divulgação.
A VISITA GUIADA NA MOSTRA
Ontem tivemos o privilégio de ter a Gabriela passeando conosco pela exposição que segue até 15/07. Quem sabe você não dá uma passadinha lá no Mumo e confere também?
Afinal esse é um projeto com o forte DNA de BH , nascido e criado aqui e tenho certeza de que vai correr o mundo.
Afinal, BH sai na frente mais uma vez quando o assunto é moda!
siga @PATDIAS_PD para lifestyle
siga @JOIASPD para joias