A Serra do Cipó é um destino de natureza por excelência. A ideia é explorar as cachoeiras e trilhas, descansar e contemplar. Com o intuito de fazer algo diferente, dessa vez, optamos por ir de moto pela proximidade de BH , apenas 80 km.
ONDE FICA A SERRA DO CIPÓ
Conforme o mapa mostra, a vegetação é de cerrado com grandes áreas de campo rupestre.
ONDE FICAR NA SERRA DO CIPÓ
Ainda assim, dentro desse mesmo bioma, a região é grande. Em virtude de Conceição do Mato Dentro ser terra da família do marido, já fui 2 vezes na cidade , inclusive na maior cachoeira de Minas Gerais, a TABULEIRO.
Já estive umas 2 vezes enquanto solteira para passar o dia em Santana do Riacho. Aliás, essa é a porta de entrada da Serra e voltei lá há 16 anos, em 2005, já levando filhas pequenas.
Com o propósito de viver um certo momento nostálgico de voltar ao mesmo lugar, optamos por ficar na mesma região de Santana do Riacho . Em contrapartida, enquanto a natureza segue preservada em seu modo mais rústico, a luxuosa pousada CAPIM DO MATO de apenas 6 quartos se destaca, fica totalmente inserida nessa natureza selvagem e pitoresca, em total sintonia com o ambiente.
Situada às margens do Parque Nacional, a chegada se dá por terra, mas apenas 500m de estrada boa de terra batida. Assim, logo no caminho de entrada, já percebe-se que a interferência do paisagismo foi apenas para construir caminho em meio ao cerrado e fazer moldura discreta para a vegetação pré-existente.
A recepção já mostra toques do decor elegante, usando pedra, tear, lustres em palha gigantes , assim como exemplares de mobiliário mineiro. Do mesmo modo, esse mesmo decor segue por toda a pousada, inclusive nos quartos.
OS QUARTOS DA POUSADA CAPIM DO MATO
Cada quarto tem a sua particularidade, ao passo que você escolhe o que mais de adapta a seu estilo e gosto pessoal.
Escolhemos uma suíte bem reservada , com essa vista linda, totalmente inserida na vegetação e ainda assim também com essa bênção de ter um ofurô só para nós. De tardinha, é mágico, assim como o silêncio da noite chegando.
Numa das noites ainda fomos presenteados com a SUPERLUA MORANGO.
O SPA BY LOCCITANE
Primeiramente preciso dizer que sou uma APAIXONADA por arquitetura e decoração. Ao mesmo tempo que reparo em cada detalhe, adoro quando a obra está inserida da maneira certa no contexto.
O melhor horário para estar no spa é certamente no fim da tarde, na piscina aquecida de cara para o por-do-sol.
Além de desfrutar das massagens e tratamentos, você ainda pode usufruir de uma banho aromático na jacuzzi virada para a vegetação.
COMEÇANDO O DIA
O delicioso café da manhã do hotel é servido no restaurante, de cara para uma parede verde que cai sobre um espelho d’agua com seixos rolados.
A partir daí, quem foi atrás das cachoeiras e trilhas, começa o dia. Difícil escolher onde ir.
Fomos nessa 1a. vez nas 2 mais conhecidas, mas por ser dia de semana, absolutamente vazias. A chegada à Cachoeira Véu da Noiva é totalmente pensada para facilitar a vida do turista sendo recomendada, nesse sentido, inclusive, para crianças. Trilhas com calçamento, bem como corrimões, e essa represa de água natural com banheiros e cantina para os visitantes, garantem um programa seguro e “possível” para todas as idades.
Depois que a água cai de uma altura de 70m , ela fica em um poço profundo de 7m com água muito gelada.
CACHOEIRA GRANDE
Dessa vez, fomos a pé até a entrada do parque e lá dentro são trilhas extremamente fáceis e nada desafiadoras em meio a essa paisagem linda. Paga-se ingresso,tem alguns banheiros,mas não tem estrutura de alimentação.
Dentro desse parque, são 3 cachoeiras, sendo a mais larga delas a CACHOEIRA GRANDE , com 80m de extensão e 10 m de altura.
Finalmente pudemos escolher o Lajeado como nosso ponto para nadar e ficar , já que em dias de semana fica tudo bem vazio.
Levamos nosso piquenique e dessa forma desfrutamos mais tempo nesse paraíso em total silêncio e contemplação.
Presunto cru, queijo de cabra, tomatinhos , frutas, frutas secas, bem como água e vinho. Tudo bem frugal, assim mesmo, só para curtir o momento.
NA HORA DO ALMOÇO
Enquanto tem gente que não sai da pousada para nada, tem gente que anda muito durante o dia se deslocando por toda a região. Nós optamos por almoçar sempre na vila, já que jantaríamos as 3 noites na pousada.
Certamente uma das opções mais famosas da vila é o Restaurante do Marquinhos, tradicional na traíra sem espinho, picanha, coisas assim.
O JANTAR NA POUSADA
Enquanto o sol se põe, as luzes dos caminhos vão se acendendo e nos levam à noite ao restaurante.
Escolhi sempre looks bem confortáveis em tons de verde, ou seja, a cor oficial desse inverno.
O decor fica ainda mais valorizados com os lustres gigantes de palha acesos estrategicamente em todos os ambientes.
A comida é muito refinada e bem feita, servida à la carte, além disso, nesse ambiente super aconchegante e lindo.
QUEM DEVE IR À SERRA DO CIPÓ ?
É um destino de natureza, preferencialmente bom para quem gosta de cachoeiras, trilhas e até mesmo alguma aventura, já que oferecem rafting, cavalgadas, quadriciclos , bicicletas etc
Como não tem comércio e pouco agito, é um destino mais focado no descanso e contemplação. O local tem muitas pousadas, de diferentes preços , mas sempre nesse estilo mais rústico e natural.
Eu adoro essas experiências pois acho totalmente diferentes do nosso dia-a-dia.
Quem mais ama?
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS