Foi para eles o almoço com inspiração no Nordeste ontem no Dia dos Pais – para o pai das minhas filhas e os dois avós, nossos pais!
A IDÉIA DA MESA
Lembra que comprei as suculentas para fazer minha mesa? Então foi assim: quis fazer uma mesa “emocional” ! Usei uma louça antiga de minha avó para montar os arranjos e quis trazer para eles um pouquinho de nossa última viagem ao Ceará através da mesa e do menu todo inspirado nos pratos de lá. Na verdade, eu não comprei nadica de nada em Jericoacoara, embora o Ceará seja um estado com fortes tradições no artesanato. Infelizmente não vi nada lá que me atraísse como diferente! E olha que eu adoro um “bagulho” de viagem… rsrs
As coisas dessa minha mesa mesmo foram todas trazidas de outros lugares durante a vida toda: as conchas são da Bahia e Mykonos; o painel de madeira, que na verdade é um quadro que eu trouxe da Bahia há muitos anos e ficava na minha área gourmet da casa antiga; os porta-guardanapos de conchas são da Praia do Forte – BA. E assim vou fazendo meu mix-and-match.
Dessa vez me inspirei nessa imagem da Vogue Agosto: essa é a sala do embaixador do Brasil no Japão. Gostei desse painel bem tropical em meio a design brasileiro, palha, madeira… achei essa mistura bem contemporânea e quis trazer essa atmosfera para meu domingo.
A MINHA MESA: ALMOÇO COM INSPIRAÇÃO NO NORDESTE
O MENU
Pesquisei na internet o que seria a TÍPICA COMIDA CEARENSE e fiz minhas escolhas sobre o que iria servir nesse almoço com inspiração no Nordeste: mesmo não estando nessa lista, servi queijo coalho e o bobó de camarão que são pratos que vimos bastante por lá em JERI.
De entrada servi coisinhas bem práticas e típicas :
- queijo coalho assado com orégano e mel trufado à parte. Muito simples: compro os espetinhos prontos e asso na torradeira de sanduíche. Lá eles servem com mel comum; eu servi com o trufado.
2) A casquinha de siri também é muito simples: compro esse creme de siri no VERDEMAR já pronto, coloco um pouco de azeite na casquinha, o creme por cima, polvilho queijo ralado com um pouquinho de farinha de rosca e levo ao forno para gratinar. Sirvo individualmente . Dica ( coloco uma colherzinha de purê de batata por baixo para fixar a casquinha ) – É claro que feita é bem melhor, mas vamos combinar? Eu preciso ser prática, senão desanimo…
Como prato principal, servi BAIÃO DE DOIS e BOBÓ DE CAMARÃO – clique por favor em cima do azul para ver cada receita, ambas deliciosas!
Acompanhamentos: arroz branco com alho, farinha temperada, coentro à parte e essa BANANA DA MORENA LEITE, que aprendi no restaurante dela em SP , o Capim Santo.
Sugestão de Drink? Olha essa CAIPI DE 3 LIMÕES que aprendi no Mocotó de SP.
A sobremesa não foi temática, porque eu tenho uma cunhada maravilhosa que faz doces incríveis como esse e ela trouxe essa maravilha para nós! Acredita que ela fez até os macarrons??? E a gente aproveita e canta parabéns para quem a gente ama!
LOOK ALMOÇO EM CASA
Look comfy e alegrinho para esse dia feliz. JOIAS PD sempre!
O colar de coral deu uma cor e a argola em safiras jogou com o marinho do vestido
siga @PATDIAS_PD para lifestyle
siga @JOIASPD para joias