Para quem chega de avião, o aeroporto é em Mestre, cidade vizinha, mas por favor, me ouça : NÃO FIQUE em Mestre. Lá não é a Veneza que você sonhou…
De Mestre, ou você vai direto de táxi-barco para seu hotel ( 150 euros ) , ou você pega um taxi normal até a Piazalle Roma já em Veneza ( 40 euros ) e de lá um taxi barco ( 70 euros ) até o hotel. Aliás, andar de taxi em Veneza é o luxo do luxo, vamos combinar ?? rsrs (* Alguns hoteis buscam no aeroporto. É só marcar previamente! )
Se você chegar de trem na estação Santa Lucia, igualmente também vai ter que pegar o taxi ( na faixa de 80 euros ) ou usar o transporte público – vaporetto – até o seu hotel. Lembre-se que os caminhos são cheios de pontes a atravessar e degraus a vencer. Avalie bem a sua chegada com malas.
A partir da hora que você começa a se deslocar de barco pelos canais, inegavelmente a magia da cidade começa a acontecer.
ONDE É MELHOR FICAR EM VENEZA?
Uma vez que Veneza já é uma cidade muito cara sempre, imagina pra quem vai de última hora para o ponto alto do calendário de Veneza – a Bienal, motivo dessa viagem – veja AQUI . Só para ilustrar, hotéis medianos começam na faixa de 300 a 400 euros por noite nessa época.
O melhor ponto é inegavelmente na região de San Marco, na parte oposta à Basílica. É ali que estão os melhores hotéis ( BAUER, GRITTI ), lojas ( Calle Larga ) e restaurantes. Além disso, se você ainda puder ficar na beira do Grande Canal ou bem próximo, tanto melhor, pois facilita muito na hora de se deslocar de barco.
O hotel DANIELLI do filme O TURISTA fica à beira do Canal Grande, mas já um pouco afastado das lojas e do buxixo. Mas tem aquele terraço deslumbrante , com vista linda do alto para todo o canal.
A MAGIA DE VENEZA
É na Praça San Marco que fica a Basílica e o Pallazo Ducalle. Passear por ela, fazer fotos com pombos, escutar as orquestras dos cafés, ver o por-do-sol no canal, andar de gôndola … tudo isso é muito Veneza. Eu faço! Quem nunca???
E olha que é minha 3a. vez na cidade, e como sempre , fico muuuito!! 4 noites na 1a vez, 6 noites na 2a, e 5 noites dessa vez. E continuo a achar e a defender a “ tese “ de que quem não dorme em Veneza não esteve lá. É de noite que ela fica mais calma e ainda mais linda, quando as multidões se vão, e ela fica quase toda só para você.
Por isso digo e repito: NÃO DURMA EM MESTRE. E tem que andar a pé pelas ruelas, se perder por elas, e ver que a cada esquina, ela fica mais e mais encantadora. E acho que no mínimo 3 noites para desfrutar de verdade.
A BASÍLICA SAN MARCO
A basílica em estilo bizantino é de 828 dC , contudo os mosaicos da fachada são de 1270 e depois a construção prosseguiu até 1617. . Os venezianos contrabandearam o corpo de São Marcos do Egito e trouxeram-no dentro de um barril de gordura de porco para Veneza.
Dentro, mais mosaicos e mais ouro por toda a parte.
Atrás do altar fica o sarcófago de São Marcos – Pala d’Oro – todo cravejado com 2 mil esmeraldas, ametistas, safiras,rubis, perolas e outras pedras preciosas.
Ao lado, fica o Palazzo Ducalle, outra riqueza arquitetônica e histórica da cidade. Foi sede do Governo por 700 anos, e por isso, as salas são riquissimas e belissimas.
Detalhe para a Ponte dos Suspiros, que leva esse nome por ser a última chance que o prisioneiro tinha de ver Veneza antes de entrar para a prisão. Portanto, era seu último suspiro! ( e eu achando que eram suspiros de amor .. kkk )
A PIAZZA SAN MARCO À NOITE
Essa pra mim é certamente a praça mais linda do mundo. Não conheço todas, mas … na minha humilde opinião, nunca vi nada igual. Aliás, à noite, é mágico o que acontece ali ao som de música clássica ao vivo ! Quem está em San Marco, dá uma passadinha sempre que vai jantar ou na volta . Lindo!! ( ah! e a noite é azul-marinho!! todas as fotos são de celular ! )
O HOTEL BAUER VENEZA
Os hoteis são ícones na cidades, assim como os restaurantes deles. Um lugar bacanérrimo é o BAUER PALLAZO HOTEL, charmoso, bem frequentado e badalado. E lembre-se: anda-se muito a pé em Veneza, portanto NEM PENSE em saltos . Pertinho da praça, o bom é ir a pé mesmo!
Esse é o hotel mais bem localizado, considerando-se pontos turísticos a visitar, as galerias de arte mais incríveis ( vendem BOTERO, MIRÓ, PICASSOS , etc ), lojas lindas da CALLE LARGA e restaurantes por perto. Esse é o visual quando se tira o pé pra fora do BAUER.
Dentro do BAUER fica a editora de livros de luxo ASSOULINE, a única loja em toda Itália.
* ótima opção para velas e livros *
O BAUER tanto é um hotel espetacular, quanto é um lugar delicioso para jantar à beira do Grande Canal.
Assim, o terraço e o B BAR são point. DJ ao vivo, ponto de encontro de tout Veneza depois do horário do jantar para papos e drinks.
O HOTEL CENTURION
Do outro lado do Grande Canal fica a região de DORSODURO, para mim, a 2a. melhor para ficar . É ali que fica o Hotel Centurion bem ao lado do museu Peggy Guggenhein e da Coleção de François Pinault.
O hotel Centurion me surpreendeu tanto pela sua beleza , que voltei à noite para jantar.
Como era do outro lado do canal, nessa noite pegamos um táxi só pra nós , e como era muito perto, resolvemos dar umas voltinhas pelo Grande Canal ao por-do-sol antes de parar no hotel . Inexplicavelmente lindo o que se vê !
Muito a agradecer !
O hotel é lindíssimo! O restaurante é todo branco, contrastando com os vidros Murano.
Você pode jantar dentro … ou na mesa da varanda , de cara para o canal. Recomendo!
O HOTEL CIPRIANI
Agora, se é pra falar de hotel .. tem o CIPRIANI , né gente??
Conforme você pode ver no mapa, marcado em amarelo em San Marco, estão os excelentes GRITTI e BAUER. Atravessando de barco para Guidecca, chega-se no CIPRIANI e mais perto ainda no também lindo CENTURION.
Na 1a. noite fui jantar no CIPRIANI. O hotel tem seu próprio barco para levar e buscar hóspedes e visitantes , com ponto em San Marco, portanto isso facilita muito para os hóspedes.
Você entra na cabine, disca o 9 e o barco vem para te levar. É mágico, gente! Transporte gratuito 24 horas para amenizar o inconveniente de estar do outro lado do canal.
Sério?? Não vejo nenhum inconveniente em se hospedar nele, se você considerar o tanto que é lindo, chique e exclusivo e que será uma “experiência”. O jantar é super gourmet, com as mais ricas pratarias e o serviço mais nobre. Imperdível!
Depois vai todo mundo para o bar da piscina e mais tarde, lá pela meia-noite, começa a chegar gente linda e bacanuda para drinks e papos.
Gostei tanto do programa que voltei dias depois para um Bellini ao por-do-sol.
QUAL É O MELHOR BELLINI?
Afinal, há uma disputa pelo melhor Bellini in town: se do Cipriani ou do Harry´s Bar …
Sério?? Prefiro o do Harry´s… Mas há que se considerar que um Bellini em Veneza, num lugar desses ( Cipriani ) , é priceless!!
O FAMOSO COQUETEL BELLINI
Agora, aproveito para contar um pouquinho da historinha do tão famoso coquetel BELLINI:
O Bellini foi inventado em 1948 por Giuseppe Cipriani no HARRY’S BAR de Veneza. A sua cor rosada lembrou à Cipriani a cor da toga de um santo em uma pintura de Giovanni Bellini, assim ele nomeou o coquetel de Bellini. A bebida tornou-se uma especialidade sazonal do seu bar em Veneza, certamente um dos locais favoritos de Ernest Hemingway, Sinclair Lewis e Orson Welles. O Bellini pertence à categoria dos long drinks feitos com vinho branco espumante (geralmente Prosecco) e suco de pêssego (melhor ainda se o pêssego for feito a puré como nesse caso ). É inegavelmente um dos mais famosos coquetéis italianos. Depois que desfizeram a sociedade, os estabelecimentos CIPRIANI pelo mundo, continuaram a servir os famosos Bellini criados por ele mesmo no … Harry’s Bar.
Ingredientes do Bellini
- 100ml de Prosecco
- 50ml de polpa de pêssego descongelada
Como preparar o Bellini
A receita original pede o uso da polpa de pêssegos esmagadas e feita a puré, misturada com o Prosecco. Tudo feito lentamente de modo a não causar perda excessiva de gás do Prosecco, sempre em um flûte.
okkk , esse é o melhor! Do HARRY´S , e esse abaixo é o HARRY’S BAR
Onde você prefereria tomar o seu?? rsrs
Faça que nem eu : Vá nos 2! E viva as tradições e os casos para contar!
Por hoje a praça e os lindos hotéis!
Amanhã mostro restaurantes e comidas típicas!
SIGA @PATDIAS_PD PARA LIFESTYLE
SIGA @JOIASPD PARA JOIAS
Deixe uma resposta
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.